Facebook

Como pintar uma caixa com uma esponja

Como-pintar-uma-caixa-com-uma-esponja.jpg

Adoro guardar coisas, e vocês já sabem disso; o que eu nunca contei é o quanto invejei desde pequena os cofres que os piratas tinham nos filmes, esses cofres maravilhosos onde guardavam os seus tesouros e todos os seus segredos e que só podiam serem achados após intensas buscas com mapas super complicados. Na verdade, teria adorado achar um cofre desses, especialmente um cheio de ouro e joias... como isso não foi possível (ainda), dediquei-me a ter um monte de caixinhas onde guardar minhas coisas, cada uma delas para algo diferente, como cartas das amigas, dinheiro, chaves, etc. Então, acredito que vocês entenderão esta minha fascinação por ter achado uma nova técnica para enfeitar caixas, em especial tratando-se de uma técnica para pintar caixas de madeira.

Esta é uma técnica para pintar com esponja, e você pode usá-la em caixas que não sejam de madeira, mas ai, dependerá da tintura que você usar. Curiosa por ver como é?

Vejamos os materiais necessários:

1 caixa de madeira, do tamanho que você desejar

cola

tintura acrílica (para este cado, azul e dorada, mas você pode brincar com as cores)

papel de lixa

feltro (de uma cor que combine com a tintura e o suficiente para usar como forro da caixa)

1 esponja pequena

Passo-a-passo:

O primeiro a fazer é lixar a caixa, para que ela não tenha imperfeições; caso a caixa seja muuuito rústica, comece com uma lixa média e depois dê o acabado com uma lixa fina, verifique com a mão que ela fique bem lisa.

Agora, aplique a tinta acrílica de cor azul, que será a nossa cor de base; aplique quantas mão sejam necessárias para que fique bem caprichada. Deixe secar entre uma mão e a outra e somente quando ela estiver bem seca você poderá começar a pintar com a tinta acrílica de cor dorada.

Para isto, coloque um pouco de tintura em um pires, molhe a esponja na tintura e descarregue um pouco apoiando a esponja primeiro em um lado do pires que não tenha tinta; se ainda for muita tinta, descarregue em um guardanapo. Agora sim, tendo a esponja com tinta dourada, mas não muita, aplique-a suavemente na caixa, com pequenos toques na madeira, sem muita pressão.

Faça este trabalho em toda a caixa, e tenha o cuidado de que a parte de baixo da caixa não fique feio, não pense sequer por um instante que as pessoas não olham na parte de baixo, quem faz artesanato olha, pois é aí que a gente sabe se a pessoa caprichou. Como uma vez que a tinta dorada estiver seca você já pode colocar o feltro para fazer o forro, eu recomendo que você coloque feltro também na parte de baixo. Isto não é super requerido, mas dará esse toque de bom artesanato e fará com que fique bonito, mesmo se você não conseguiu cuidar bem da parte de baixo.

Pronto, você já pode ter a sua caixa de madeira pintada com esponja, onde poderá guardar todos os seus tesouros!

  • Como-pintar-uma-caixa-com-uma-esponja

Artigos recomendados

2 Comentários

Olá,
Eu acho a caixa da foto para comprar em São Paulo? Me parece muito boa!!!!
Grato!

seg, 2010-09-27 18:46

Gostava de ver fazer
ver como utilizam a esponja

ter, 2013-04-23 15:34
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.