Facebook

Técnicas de pintura em tela

tecnicas-de-pintura-em-tela1.jpg Shutterstock

Quadros são sempre ótimas opções para decoração. Eles podem trazer paisagens, flores, personagens e até abstrações. O Artesanato hoje mostra que pintura em tela com tinta a óleo pode ser mais simples do que parece e que você pode fazer em casa.

Veja também:
Artesanato com garrafa de vidro
Relógio diferente para enfeitar a cozinha
Quarto do casal: 10 dias de decoração

Pintando em tela

Antes de aprender as técnicas de pintura em tela, é preciso checar se possui todos os itens.

Materiais necessários:

  • Pincéis: escolha entre os chatos, ovais chatos e redondos. Aqueles que são feitos de pelo de porco são indicados para espalhar a tinta em espaços maiores, já os de pelo de marta são ideais para áreas menores e para os detalhes.
  • Tintas: existem várias marcas, mas as cores não mudam. Inicialmente, preze pelas cores básicas, já que com misturas você pode obter várias tonalidades.
  • Solventes e secantes: são importantes para diluir a tinta, deixando-a mais fácil de ser espalhada, e para acelerar o processo de secagem da pintura.
  • Paleta: qualquer apoio para colocar a tinta e fazer misturas.
  • Tela: aquelas feitas de trama fina são indicadas para trabalhos detalhados, já as mais grossas são ideais para trabalhos maiores e menos detalhados.
  • Cavalete: apoio importante tanto para o momento de pintar a tela, quanto para deixar secando após o término do trabalho.

tecnicas-de-pintura-em-tela3.jpg shutterstock

Mistura de cores:

Três técnicas são possíveis. A primeira delas é misturar as cores antes de passar para a tela, usando a paleta. Misture dois ou três tons até obter a cor desejada. Também é possível, aproveitando a tinta ainda úmida na tela, dar pinceladas com outra cor. Outra técnica é com o uso da espátula. Além de misturar as cores ainda úmidas, também é possível fazer texturas e efeitos de luz, acrescentando ou removendo tinta da tela.

Efeitos:

Para criar efeitos e texturas diferentes, escolha o pincel ou espátula adequados. Os pelos e formatos é que vão determinar o resultado final.
 
tecnicas-de-pintura-em-tela2.jpg shutterstock

Dicas especiais:

  • Para evitar as rachaduras, nunca misture camadas de tintas diluídas com solventes ou secantes diferentes.
  • Envernizar uma tela faz com que ela dure por muito mais tempo, mas o processo só pode ser realizado após um ano de conclusão. Antes de envernizar, deve-se limpar a obra com um pano embebido em essência de terebintina e só então aplicar o verniz.
  • Se a tela rasgar ou furar, uma ótima e certeira opção é colar esparadrapo na parte de trás. O remendo fica imperceptível.

Tinta acrílica:

Outra opção é usar tinta acrílica. Ela seca mais rápido e tem várias tonalidades. O único problema é que dificilmente é possível retocá-la, já que seu tempo de secagem é muito rápido.

Artigos recomendados

1 Comentários

Adorei...tudo, e as informações sobre pinceis e cores e o uso correto, obrigada!

qua, 2013-11-06 00:57
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.